LIMPEZA & HIGIENE

Faxina sustentável: como fazer uma limpeza que não agride o meio ambiente

REDE PORTAIS - O PORTAL DO VETOR DO NORTE bigstock-eco-natural-coconut-soap-and-b-256506355-768x512-945fdca0 Faxina sustentável: como fazer uma limpeza que não agride o meio ambiente LIMPEZA & HIGIENE

Mesmo no escritório, muitas pessoas têm o hábito de organizar suas mesas antes de começar a trabalhar. A limpeza traz uma motivação extra e também de dever cumprido. É essencial para manter a nossa saúde em dia também para criar hábitos positivos. Mas como realizar uma limpeza sem agredir o meio ambiente e também o nosso organismo? A seguir daremos algumas dicas para que você possa fazer a sua faxina de maneira sustentável.

1) Utilize somente a quantidade necessária de produto

Quando vamos fazer uma limpeza costumamos utilizar uma variedade de produtos e em quantidades grandes. E quanto mais usamos, mais temos a sensação de limpeza. É aí que nos enganamos. Utilize somente a quantidade ideal de material, evitando desperdício e a poluição desnecessária do meio ambiente. A sua saúde também vai agradecer, pois os desinfetantes contêm substâncias que são tóxicas para a nossa saúde e se você exagerar na dose, pode estar prejudicando a si mesmo.

2) Limpeza de pisos

Para limpar os pisos de cerâmica, você vai precisar somente de um produto: o vinagre. É muito simples, basta encher um balde com 4 litros de água morna e acrescentar 1 copo de vinagre branco. Depois de limpar o piso com a solução, passe um pano úmido e, em seguida, um pano seco.

3) Desinfetando o banheiro

Ao invés de limpar o banheiro com o tradicional desinfetante, você poderá utilizar o bicarbonato de sódio. Aliás, esse produto é excelente para diversas situações quando o assunto é limpeza. Faça uma mistura de 3 colheres de bicarbonato de sódio, 1 colher de vinagre de álcool e 3 xícaras de água. Ainda na limpeza do vaso sanitário, você poderá acrescentar a essa mistura um pouco de limão, aplicar e deixar agir alguns minutos antes de enxaguar.

REDE PORTAIS - O PORTAL DO VETOR DO NORTE faxina1 Faxina sustentável: como fazer uma limpeza que não agride o meio ambiente LIMPEZA & HIGIENE

4) Limpeza da cozinha

Para desengordurar azulejos de forma sustentável, basta utilizar 8 xícaras de água morna misturadas com 2 colheres de vinagre. Utilize um pano umedecido na solução para a limpeza.

Uma receita fácil e caseira de detergente é ferver duas xícaras de água com uma xícara de sabão de coco. Rale o sabão de coco para facilitar que ele se derreta. Depois de fervido, coloque mais 6 xícaras de água, suco de 2 limões e 2 colheres de bicarbonato de sódio.

Você também pode fazer o detergente de outra maneira, adicionando em 1 litro de água 1/2 xícara de vinagre de álcool e 3 colheres de sabão de coco. Deixe ferver.

5) Retirar manchas

Para retirar manchas de roupas e estofados, uma boa saída é utilizar um método caseiro, misturando 1/2 xícara de vinagre em 4 xícaras de água morna e 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio. Mexa bem e aplique esse preparo sobre a mancha e deixe agir por uns 15 minutos. Depois é só enxaguar.

6) Limpeza de vidros e espelhos

Para deixar os vidros e espelhos brilhando sem precisar utilizar produtos químicos, você poderá aplicar uma mistura de 100 ml de vinagre de maçã em 1 litro de água. Limpe a superfície com a mistura e depois de seco você ainda pode passar um jornal velho para lustrar.

7) Reutilize ou recicle as embalagens

Prefira os produtos que têm refil, é uma prática bastante sustentável para com o meio ambiente. Se não for possível, recicle as embalagens, dando o destino correto na hora de colocar no lixo. Descarte separadamente do lixo orgânico, lavando as embalagens bem antes com água morna.

Referência: Limpeza.com

Redação RP

Redação RP

A Milts atua diretamente no desenvolvimento de seus próprios empreendimentos digitais e ainda na Criação de sites profissionais para os mais diversos segmentos, Atuamos também com marketing promocional

Comentar

Clique no post para comentar

*

code