Vespasiano

Vespasiano é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a 19º41’31” de latitude sul e 43º55’24” de longitude oeste, a uma altitude de 693 metros. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 116 506 habitantes em 2014. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Possui uma área de 70,3464 km².

É a sede da Cidade do Galo, centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro, e da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH). Situa-se a 15 km do Aeroporto Internacional de Confins.

A cidade antigamente era conhecida como Arraial do Capão. Mas depois da construção da linha férrea projetada pelo Engenheiro Vespasiano, para atender a construção da Indústria de cimentos Liz, ela se emancipou e hoje tem 67 anos.

Antigamente as terras da cidade pertencia a senhora Dona Mariana da Costa, que após ficar cega, devido ao descuido de mexer com plantas desconhecidas, ela foi enganada e extorquida por várias famílias que vieram de fora e tomaram suas terras.

Muitas pessoas famosas nasceram em Vespasiano, como os ex-jogadores de futebol Eder Aleixo, o Bomba de Vespasiano, que jogou na seleção brasileira, e João Bosco dos Santos, Buião, que jogou em vários clubes do Brasil.

A cidade é administrada pela prefeita Ilce Rocha, que está em seu 1° mandato.

Deixe um comentário !

Click here to post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *